quarta-feira, 9 de abril de 2014

ESPAÇO – TEMPO, A IDEIA NÃO É ORIGINAL DE EINSTEIN

Será que vigora a famosa frase "papagaio come milho e periquito leva a fama"?
                                                 Foto do papagaio - crédito: Google images

E essa afirmação não é uma lenda. Certa foi a frase de Silvio Santos na TV certa vez: “nada se cria; tudo se copia”. Mas não é que Einstein tenha “copiado ou plagiado” o espaço-tempo. A ciência, como uma escada, é feita de degraus e uma ideia já existente serve de degrau para outra mais aprimorada. Einstein já foi acusado de plágio, todavia, a fama do simpático cabeludo tem resistido incólume por mais de cem anos. O pessoal que o acusa diz que sua fama é mantida por um grande lobby de pessoas que ganham dinheiro ensinando o que o simpático cabeludo ensinou. Um exemplo é o caso da equação E = m . c2 que o tornou famoso. Os oponentes dizem que a ideia dessa equação e da relatividade foi de Poincaré e de outros ANTES de Einstein. Einstein teria tido o mérito de ser o “lançador”, o proponente científico da idéia mas não “criador dela”. Um dos fortes artigos a respeito foi uma entrevista muito difundida dada ao Diário do Povo, de Campinas. Em 5 de julho de 1996, pelo famoso físico brasileiro César Lattes. Transcrevo-a em parte. O tema da entrevista é “forte”, esse era o formato e tamanho da manchete do artigo e nada acrescentei nem modifiquei, apenas transcrevo. Era assim:

Albert
Einstein
é uma fraude
Em entrevista ao Diário do Povo
Campinas, 5 de julho de 1996.
(...)

D.P. — E onde exatamente ele (Einstein) cometeu a falha da qual o senhor está falando?

César Lattes — Quando ele plagiou a Teoria da Relatividade do físico e matemático francês Henri Poincaré, em 1905.
A Teoria da Relatividade não é invenção dele (de Einstein). Já existe há séculos. Vem da Renascença, de Leonardo Da Vinci, Galileu e Giordano Bruno. Quem realizou os cálculos corretos para a Relatividade foi Poincaré.
A fama de Einstein é mais fruto do seu lobby do que do seu mérito como cientista.
Ele plagiou a Teoria da Relatividade. Se você pegar o livro de História da Física, de Whittaker, você verá que a Teoria da Relatividade é atribuída a Henri Poincaré e Hendrik Lorentz. (...)

----------------             -----------------                        ------------------          ------------------

Bem, isso acima é parte do publicado em 1996 no jornal mencionado.

Voltando ao nosso tema do espaço-tempo, ou seja á ideia do espaço – tempo, esta, com certeza, originalmente não é mesmo de Einstein. Senão vejamos:

Einstein nasceu em 1879. Quando era um adolescente de 15 anos, em 1894, H.G. Wells publicou um romance de ficção científica intitulado A Máquina do Tempo. O personagem principal era o Viajante do Tempo. Lá 1894, quando Einstein estava com 15 anos qual foi o assuntou ou tema que H.G. Wells utilizou para sua história? Acredite, foi o espaço-tempo! Eis parte do diálogo:

- (Viajante do Tempo)... “Pode existir um cubo instantâneo?... ou pode ter existência real um cubo que não dure por nenhum espaço de tempo?
Diante da dúvida de outro personagem o Viajante do Tempo concluiu:
- (Viajante do Tempo)... “Não há dúvida que todo corpo real de vê estender-se por quatro dimensões: deve ter comprimento, largura, altura e... duração. ... Há realmente quatro dimensões, três das quais são chamadas os três planos do Espaço, e uma quarta, o Tempo.

Lendo o Professor, físico e astrônomo, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão em seu livro Explicando a Teoria da Relatividade, da Ediouro, comenta o professor sobre as frases do Viajante do tempo:

“Na realidade, devemos compreender o vocábulo dimensão na acepção de cada uma das quantidades mensuráveis que são necessárias e suficientes para definir um acontecimento. Não se pode separar o espaço do tempo. Só a combinação dos dois, espaço-tempo, é que possuiu uma existência independente. O espaço-tempo é o meio em que ocorrem e sucedem os eventos. ...MEDIR UMA DURAÇÃO É DETERMINAR A HORA DO COMEÇO E DO FIM DE UM EVENTO, OU SEJA, CONSIDERAR DUAS COINCIDÊNCIAS ABSOLUTAS NUM RELÓGIO”. - (grifo acrescentado)

Diz ainda o Professor: “Aliás, esta idéia do tempo como uma quarta dimensão, apesar de só ter sido aceita depois do início do século XX, era, já em 1754, uma noção muito natural para d’Alembert, que assim expressou em sua Encyclopedie: “ um homem de espírito, de min hás relações, acredita que se deve considerar a duração ( o tempo) como uma quarta dimensão”.

Então, pergunto neste modesto e simples blog:

A ideia do espaço-tempo é “original” de Einstein? Ora, ele apenas DEU números matemáticos a uma ideia ESCANCARADAMENTE JÁ existente há muito e publicada internacionalmente por outros autores, como vimos aqui, no mínimo dois.

Ele, já sendo estudante, tinha 15 anos de idade quando H.G.Wells escreveu sobre o tempo ser uma quarta dimensão e formar o espaço-tempo;
Einstein tinha 26 anos em 1905 (onze anos depois da publicação do livro de H.G.Wells)
quando “teve a idéia” sobre o tempo ser uma quarta dimensão e escrever sua teoria;
Leve-se em conta que 151 anos antes de 1905, d’Alembert, em 1754, já escrevera sobre o tempo ser uma quarta dimensão...

Se as palavras do nosso internacionalmente reconhecido físico  nuclear  César Lattes foram fortes demais na entrevista que deu ao Jornal Diário do Povo de Campinas em 1996, só a História e a verdadeira crítica cientifica dirá, mas nesse caso aí sobre a originalidade da ideia do espaço-tempo ser original de Einstein, há alguma dúvida na resposta? É óbvio que Einstein tem todo o mérito de ter dado forma e números matemáticos à ideia de o tempo ser uma quarta dimensão, mas uma ideia que já existia.

Agora vou imaginar porque o espaço e o tempo são entidade una, ou interligados. Para isso apresento um diagrama:


Para entender os detalhes dessa equação e o texto acesse:

http://deusequacaodaeternaenergia.blogspot .com

Se você acredita no Big Bang, que como início do Universo há uns 14 bilhões de anos explodiu dando origem a todas as galáxias e que no princípio estava tudo contido num minúsculo ponto como a cabeça de um alfinete num estado eterno chamado "singularidade" por não haver outro igual, então, para traz do Big Bang há a eternidade onde não se conta tempo, ou o tempo lá era ZERO. A partir do início do Universo começa haver referenciais EM MOVIMENTO. Para mim, a definição de tempo (t) é: "Tempo (t) é a medida de movimento de um referencial." Por exemplo, o relógio convencional da humanidade mede o movimento do referencial Terra, chamando-o de horas, minutos, segundos etc. Então, tempo é só isso: "medida de movimento de um referencial." Se for um relógio atômico os segundos ou unidades serão medidas pelas vibrações ou oscilações do átomo, que será o "referencial". Dá tudo no mesmo.
Se você (como eu) não acredita em Big Bang mas acredita num Criador vivo e inteligente para todo o Universo, o raciocínio é o mesmo: antes da criação ou da transformação da energia do Criador em matéria universal não há contagem de tempo e sim a ETERNIDADE. Energia é algo eterno, bem como sua Fonte, O Criador!
Depois do início do Universo, com a existência do movimento dos referenciais então a ocorrência dos eventos são "medidos" também pelos relógios convencionais ou atômicos, tanto faz. Tempo (t) é o mesmo: medida de movimento de referencial, que pode ser a Terra ou outro sistema de movimento periódico que se prefira (como ensinado pela Bíblia em Gênesis 1:14).
Na fórmula acima MtU.c2 é a massa total do Universo multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz. ER, remaining Energy ou energia restante, é a energia do Criador que AINDA sobra FORA do Universo. Ep1, é a energia primária, fonte de tudo, o total do 1. Sendo o tempo (t) medida de movimento de um referencial, havendo referencial há movimento, havendo movimento, obrigatoriamente há espaço, então, consequentemente há o espaço-tempo! Neste caso um não pode haver sem o outro e o espaço-tempo é entidade única.
Pra melhor entendimento dos detalhes acesse:

http://deusequacaodaeternaenergia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário