quinta-feira, 24 de abril de 2014

NEWTON ou EINSTEIN - Quem está certo?

GRAVIDADE

QUEM ESTÁ CERTO, NEWTON OU EINSTEIN?

COMO A MASSA CURVA O ESPAÇO-TEMPO DE EINSTEIN?

CHEGA, BASTA DE "TOALHAS FLEXÍVEIS ESTENDIDAS OU COLCHÕES MALEÁVEIS" COM BOLAS DE CHUMBO OU FERRO ROLANDO POR CIMA DELAS E AFUNDANDO-AS PARA ENSINAR COMO O "PESO DA MASSA" OU A MASSA, DEFORMA O ESPAÇO FAZENDO TODAS AS BOLAS ROLAREM POR ALI PELAS DEFORMAÇÕES OU VALAS.

COMO ILUSTRAÇÃO AQUELE NÃO É UM ENSINO CONVINCENTE E COMPLETO, PORQUE É SIMPLES FAZER A AFIRMAÇÃO DO CONCEITO UTILIZANDO FIGURAS BIDIMENSIONAIS. TODAVIA, COMO OS CORPOS QUE SE MOVEM NO ESPAÇO SÃO ESFÉRICOS OU TRIDIMENSIONAIS, AS ILUSTRAÇÕES DAS TOALHAS E ATÉ MALHAS ENTRELAÇADAS NÃO FUNCIONAM E DEIXAM  FALTANDO MUITA EXPLICAÇÃO CONVINCENTE!

ESTE TIPO "PADRÃO DE ILUSTRAÇÃO" UTILIZADA NA FÍSICA É BONITA, LINDA, MAS SÓ ELA NÃO CONVENCE, POR SER INCOERENTE,  PORQUE COMO DISSE O PRÓPRIO EINSTEIN "NO ESPAÇO NÃO HÁ EM CIMA, NÃO HÁ EMBAIXO, NÃO HÁ ESQUERDA NEM DIREITA."

ENTÃO COMO PODEM MOSTRAR ILUSTRAÇÕES DA MASSA "FORÇANDO 
COMO UM PESO PARA BAIXO"? ISSO É INCOERENTE, ERRADO.
A FÍSICA ENSINA A CURVATURA DO ESPAÇO-TEMPO CORRETAMENTE PELAS EQUAÇÕES DE EINSTEIN, MAS AS ILUSTRAÇÕES ESTÃO TOTALMENTE ERRADAS!
ENTÃO, APRESENTEM TAMBÉM ILUSTRAÇÕES CONDIZENTES, PORQUE UMA ILUSTRAÇÃO VALE MAIS QUE MILHARES DE PALAVRAS - JÁ DIZIAM OS MILENARES CHINESES. A ILUSTRAÇÃO TIPO PADRÃO MOSTRADA AÍ É ERRADA.

Credito ilustração Google images - digichem.org

ORA, GERALMENTE UM ASTRO É ESFÉRICO.
COMO FICARIA ENTÃO UMA ILUSTRAÇÃO VISUAL CONVINCENTE SOBRE A MASSA CURVAR O ESPAÇO?
COMO OS ARTISTAS DA FÍSICA ILUSTRARIAM, ENTÃO, AS "VALAS" DO ESPAÇO-TEMPO OU A CURVATURA NUM SISTEMA PLANETÁRIO INTEIRO OU NO UNIVERSO?
E AGORA? UM CONCEITO TÃO BONITO PRECISA TER ILUSTRAÇÕES CONVINCENTES.

                                                                               
                                                         Foto crédito Google images


MAS VAMOS AO TEMA : GRAVIDADE -QUEM ESTÁ CERTO NEWTON OU EINSTEIN?

PENSANDO EM ILUSTRAÇÕES, DÁ A IMPRESSÃO QUE O CONCEITO DE NEWTON É BEM MAIS FÁCIL E COERENTE DE SE ILUSTRAR. ISTO É, VISTO QUE UM ASTRO É ESFÉRICO, A FORÇA DE GRAVIDADE DA MASSA PARTE DE UM CENTRO COMUM COMO INFINITOS RAIOS PARA TODAS AS DIREÇÕES DA SUPERFÍCIE DA ESFERA, FORMANDO UM CAMPO GRAVITACIONAL AO REDOR DA ESFERA E, DAÍ, O CÉLEBRE "MATÉRIA ATRAI MATÉRIA NA RAZÃO DIRETA DAS MASSAS E NA RAZÃO INVERSA DO QUARADO DAS DSTÂNCIAS" -FORMULADO POR NEWTON.


Newton diz que HÁ UMA FORÇA DE GRAVIDADE! 
Einstein diz que   NÃO HÁ FORÇA DE GRAVIDADE: o espaço é maleável e molda "um rego, um leito, uma canaleta" para os corpos celestes "rolarem", e aí eles "rolam" tranquilamente!


Para Newton, como aprendemos na escola, a gravidade é uma força pela qual “matéria atrai matéria na razão direta das massas e na razão inversa do quadrado das distâncias”.

Mas depois,  no início do século XX, veio Einstein com sua Teoria da Relatividade e ensinou que não existe nenhuma força de atração gravitacional, repito, para Einstein não há uma força de atração entre os corpos celestes. O que ocorre é que a massa do corpo no espaço deforma-o e produz como que “valas”, “canaletas” pelas quais a massa rola, se move, viaja ou desliza.

Por exemplo, o Sol sendo a maior massa do sistema solar deforma todo o espaço em volta de si. 

Nessa deformação do espaço em torno do Sol os planetas, massas menores, rolam, se movem ou giram e, claro, cada um deformando mais o próprio espaço em torno de si também de acordo com o efeito de sua própria massa para que seus satélites os acompanhem.


O que você acha? Sobre a gravidade quem está certo, Newton ou Einstein?

Uma bobeira que eu penso às vezes é que, se existisse uma atração (ou força de gravidade entre as massas) se “matéria atraísse matéria”, quando ocorresse um alinhamento de planetas entre si e com o Sol, no período do alinhamento a “força”, a atração não seria interrompida momentaneamente "cortada" e o planeta, animado com seu movimento peculiar não “saltaria” um pouco de sua órbita original, mesmo que retornasse depois de cessar o alinhamento. A força de gravidade (ou atração) não teria sua ação interrompida da mesma forma que se colocarmos um isolante entre um imã e um objeto de ferro a atração se interrompe? 

Se pensarmos assim, então, a ideia de Einstein parece ser mais provável ou pelo menos “plausível”.
So, in this case, the Oscar goes to Einstein! (Então, neste caso, o Oscar vai para Einstein!)                               
                      
E o espaço seria o que? Aqui eu insiro um raciocínio meu e não da Física oficial. Imagino o espaço como um “campo” tridimensional que envolve a tudo no Universo como a água de um aquário envolve um peixe. Como Einstein ensinou: o espaço é maleável e se curva com a presença da massa. Ele ensinou sobre esta característica do espaço, mas não disse de que é feito “esta coisa espaço maleável” e nem disse o que permite a “coisa espaço” ser maleável. 

Figura A

Imagine estas duas "metades A e B" como juntas, como imagem de espaço tridimensional 
(MAS ESTA ILUSTRAÇÃO POR SI SÓ, ESTÁ ERRADA E INCOMPLETA)

                     Figura B
                                                 



Imagine as duas "metades" abaixo C e D como juntas para imagem espaço tridimensional
(MAS ESTA ILUSTRAÇÃO POR SI SÓ ESTÁ ERRADA E INCOMPLETA)
         
                      Figura C                                                                                       Figura D
 


Crédito dessas fotos ilustrativas, 
que aqui por necessidade do meu texto
tiveram invertidas as posições originais:
Astronomia.blog.br

Ilustração do autor

A circunferência do centro, no desenho, pretende representar o planeta Terra.
A circunferência pontilhada pretende representar o espaço ao redor da Terra.
Sendo assim, temos que imaginar o planeta aí desenhado em plano bidimensional  como sendo uma esfera tridimensional.
Portanto, a deformação do espaço ao redor de toda a esfera terrestre será algo também esférico, tridimensional.
Tal formato tridimensional, esférico para o espaço ao redor do planeta é que que eu pretendia mostrar em um só desenho mas, não havendo tal desenho, postei as quatro ilustrações das figuras A, B, C, D.
Com a amostra das 4 posições do planeta no espaço, juntando mentalmente as quatro posições podemos imaginar o espaço ESFÉRICO ao redor da esfericidade do planeta.

Como sabemos que uma esfera (astro) é tridimensional o espaço mesmo chamado de "plano" tem que ter certa espessura muito considerável, pois se  não o fosse como tal espaço caberia as esferas dos astros?

Então, aquela ilustração de uma toalha esticada mostrando ser o espaço-tempo onde a massa de uma estrela o deforma promovendo "afundamentos" para os astros rolarem em volta ( como um sistema solar de planetas em torno do Sol) tal ilustração NÃO É ADEQUADA, PORQUE NO ESPAÇO NÃO HÁ EM CIMA, NÃO HÁ EMBAIXO, NÃO HÁ ESQUERDA NEM DIREITA.

A ilustração teria que ser algo que mostrasse algo como que formando um túnel em torno completo da massa e que iria se abrindo à sua frente para a passagem e fechando-se em seguida após a passagem. Mas, com seria uma ilustração assim?

Até hoje a física seguidora do espaço tempo de Einstein não "bolou" nada a respeito; simplesmente nos mostram a história da "toalha flexível estendida", ISSO NÃO CONDIZ com a história das canaletas, regos, caminhos, depressões formadas pela massa no espaço, repetimos  PORQUE NO ESPAÇO NÃO HÁ EM CIMA, NÃO HÁ EMBAIXO, NÃO HÁ ESQUERDA NEM DIREITA. 



A MASSA CURVANDO O ESPAÇO-TEMPO

ESTE TIPO "PADRÃO DE ILUSTRAÇÃO" UTILIZADA NA FÍSICA É PATÉTICA, MEDÍOCRE E NÃO CONVENCE, POR SER INCOERENTE,  PORQUE NO ESPAÇO NÃO HÁ EM CIMA, NÃO HÁ EMBAIXO, NÃO HÁ ESQUERDA NEM DIREITA.

UM ASTRO É ESFÉRICO
COMO FICARIA ENTÃO A ILUSTRAÇÃO CONVINCENTE?
QUE SE HABILITEM A FAZER AS ILUSTRAÇÕES COERENTES OS QUE ENSINAM O ESPAÇO-TEMPO - ESTA INCOERÊNCIA ILUSTRATIVA NÃO PODE CONTINUAR!


Crédito da foto Google images:  digichem.org



TODAVIA, LEITORES, COMUNICO QUE ESTA SEMANA OCORREU-ME UMA BOA IDEIA DE COMO PODE SER UMA ILUSTRAÇÃO TRIDIMENSIONAL DO ESPAÇO-TEMPO, SUA CURVATURA E O QUE CAUSA SUA CURVATURA. ESTOU PREPARANDO A PUBLICAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS. 
ACREDITO QUE A MINHA IDEIA ILUSTRATIVA COM FOTOS DE UMA EXPERIÊNCIA VAI ACABAR OU SUBSTITUIR O USO DE TODAS AS TOALHAS E MALHAS FLEXÍVEIS USADAS ATÉ HOJE.

ACESSEM O TÓPICO:
ESPAÇO-TEMPO "TORTO" DE EINSTEIN: EXPERIÊNCIA MOSTRA PORQUE ENTORTA E COMO ACONTECE A CURVATURA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário