segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hipocrisia

Nas origens do Grego e do Latim, a palavra portuguesa hipocrisia tem o mesmo significado. Consultando-se o dicionário significa: 1. afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem. 2. Impostura, fingimento, simulação, falsidade. 3. Falsa devoção.
Os significados de hipocrisia são dados em palavras tão diretas que não há necessidade de explicá-los. Hipocrisia ocorre nos mais variados relacionamentos humanos em todas as áreas como no trabalho, escola, emprego, política e até onde não devia ocorrer, nas religiões. Daí, entende-se o ponto 3 do significado no dicionário como sendo ‘Falsa devoção’.
Por que a hipocrisia é ‘afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem’? Porque o hipócrita sempre passa aos outros uma imagem de si mesmo como tendo boas virtudes, sentimentos louváveis, através de palavras eloqüentes e bem pronunciadas e uma boa postura visual, todavia, suas ações ou atos demonstram que não os tem, pois na realidade não pratica na íntegra aquilo que diz. As ações não são totalmente louváveis. De alguma maneira, cedo ou tarde, percebe-se que aquilo que diz não se mostra ser. Como se diz no popular ‘um dia a casa cai’, ou ‘a máscara cai’. Vê-se então, ali, que os sentimentos não eram tão louváveis como se pensava e não havia tanta virtude.
Impostura, fingimento, simulação e falsidade, são palavras equivalentes no significado, são quase sinônimas de características que definem o hipócrita. Por não agir de acordo com o que diz ele se torna impostor. Sendo impostor estará fingindo e sendo um simulador, e, portanto, atuando com falsidade ao contrário da verdade que deveria existir.
Agora analisemos a característica número 3 do dicionário onde se diz que hipocrisia também significa ‘falsa devoção’. A palavra hipocrisia foi muito utilizada por Cristo quando queria expor a falsidade, impostura, fingimento e simulação de religiosos. É compreensível que em todas as áreas dos relacionamentos humanos exista hipocrisia, todavia, na vida religiosa isso é estranho. Disse Cristo: ‘Como podes dizer ao teu irmão: ‘Permite-me tirar o argueiro do teu olho’, quando, eis que há uma trave no teu próprio olho?’ Hipócrita! Tira antes a trave do teu próprio olho, e depois verás como tirar o argueiro do olho do teu irmão’. Ora, é que os escribas e fariseus hipócritas impunham aos seguidores muitas ordenanças, mas eles mesmos não estavam interessados em cumpri-las. Por isso Jesus disse sobre eles: ‘vós pareceis por fora justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia’. Isto é, o hipócrita é muito exigente com os outros; não com ele mesmo. Nas relações humanas a coisa se torna pior quando nos relacionamentos uns têm algum poder, por que o poder reprime contestação sob a pena de haver punição por rebelião contra autoridade. Ilustrando, imaginemos que subalternos de qualquer roda da vida percebam um ato de abuso de autoridade incomum e descabido. Mas, talvez, temendo alguém de poder maior, quem percebeu o abuso se cala ou não explicita os fatos da forma verdadeira. Disfarça seu temor por alegar respeito e submissão à autoridade. No entanto, nessa ilustração, o que ocorre é a prática de hipocrisia que é fingimento, falsidade e simulação, pois o que ocorre não é submissão e sim omissão dos fatos e a verdade não pode ser omitida só por alguém ser autoridade. A vida de nós humanos é cheia de hipocrisia e o pior é que, nenhuma pessoa hipócrita acredita ser hipócrita. Seu espelho mágico lhe dirá que é a melhor pessoa de todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário