sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ciência - Física - Na Relatividade Velocidade e Massa Comandam o Funcionamento do Relógio (texto em Português)

Na Relatividade Velocidade e Massa Comandam o Funcionamento do Relógio

© Nillo Gallindo – Extrema – MG - Brasil
nillo.gallindo@bol.com.br

- Ilustrando, pode-se dizer que na relatividade o relógio é um escravo da massa e da velocidade.
- Quando devido maior “v”aumenta a massa inercial; inversa e proporcionalmente o tempo diminui (dilata).
- O quociente das massas é o mesmo quociente dos tempos, isto é, m / mo terá o mesmo quociente de to / t considerando-se como: m massa inercial; mo massa em repouso; to tempo para o observador em repouso; t tempo para o observador em movimento.

Na relatividade de acordo com a fórmula de Lorentz podemos calcular m, mo e v.

Se eu conheço a massa em repouso posso calcular a massa inercial e vice-versa.
Após calcular a massa inercial ou a massa em repouso, se eu dividir a massa inercial pela massa em repouso eu encontrarei o quociente da divisão “das massas”. Esse quociente das massas será o mesmo quociente no caso de eu dividir o tempo do observador em repouso pelo tempo medido pelo observador em movimento. Então, seu eu conheço o quociente das massas basta que eu divida o tempo do observador em repouso pelo quociente das massas para que eu encontre o tempo do observador em movimento ou o tempo dilatado como se diz em relatividade.

Lembro aqui como encontramos o tempo do observador em repouso. Conhecendo a distância AB do observador em repouso o tempo do mesmo será t = d / c (onde d é a distância AB e c a velocidade da luz) Exemplo: a distância Terra/Sol para um observador terrestre será 150.000.000 km e o tempo 8,333333333 min. (dados aproximados)

Se eu efetuasse uma viagem Terra/Sol numa velocidade constante (AB) de 99,99937%c a massa inercial de meu relógio de bordo seria aumentada em 281,7 vezes (aproximado) assim como toda a massa do veículo inteiro em relação à massa em repouso quando estava na Terra. O valor 281,7 é o quociente que encontro dividindo o valor da massa inercial pelo valor da massa em repouso. Se eu já sei que o tempo para o observador terrestre (to) em repouso é 8,333333333 min., basta dividir este tempo pelo quociente das massas que é 281,7 e encontra-se a dilatação do tempo para o observador em movimento. Vale então afirmar: Para um mesmo corpo em repouso e depois em movimento, na relatividade o quociente “das massas” é o mesmo quociente “dos tempos”. E que propriedade física faz o relógio de bordo girar mais lentamente com o aumento da velocidade? É a inércia. Maior velocidade maior inércia e maior “resistência ao movimento”.
Se a massa aumentar mil vezes; o tempo diminui mil vezes. É sempre proporcional. A velocidade e a massa com a propriedade da inércia comandam o giro mais lento do relógio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário