quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Poder do Reconhecimento

O PODER DO RECONHECIMENTO – Ao invés de patadas; flores!

O reconhecimento produz amor e riquezas, coisas boas. Reconhecer e elogiar outros levou Rockfeller a acumular milhões de dólares. Andrew Carnegie, empresário americano de grande sucesso, escreveu em sua sepultura: “Aqui jaz um homem que soube ter junto a si homens que eram mais inteligentes que ele”. Ora, elogiou até depois de morto. Uma estória conta que uma lavradora, depois de duros dias de trabalho sempre cozinhava da melhor forma para seus companheiros. Nunca obteve um reconhecimento ou elogio. Certo dia, ao invés de fazer uma gostosa comida colocou na mesa alfafa nos pratos. Quando indignados perguntaram se ela tinha enlouquecido, ela retrucou: “Ora, como é que eu ia saber que não gostavam de comer outra coisa se nunca elogiaram meus pratos até hoje? Faz vinte anos que cozinho para vocês e nunca me disseram que não gostavam de alfafa; e nunca disseram que gostavam do que eu cozinhava”. Um estudo sobre esposas abandonarem os maridos revelou que a principal causa foi “a falta de reconhecimento”. Também este era o motivo maior de esposas serem abandonadas. É que o casal se acostuma tanto com a presença dos dois que nunca se lembra de dizer o quanto um estima o outro. Houve um caso real. Uma mulher solicitou ao marido que a ajudasse a se aperfeiçoar elaborando para ela uma lista com seis coisas que, segundo ele, ela poderia fazer para melhorar e se tornar uma esposa mais eficiente. O marido relatou depois: “este pedido me deixou surpreso porque, francamente, a meu ver, seria muito fácil eu relacionar seis coisas em que eu gostaria que ela mudasse – e ela, por sua vez, poderia ter relacionado milhares de coisas em que eu devia mudar –, mas não o fiz. Em vez disso, disse-lhe: ‘Vou pensar nisso e amanhã pela manhã dou uma resposta’. Na manhã seguinte, levantei-me muito cedo, liguei para uma floricultura e pedi que entregassem seis rosas vermelhas à minha esposa, acompanhadas de um cartão com os dizeres: ‘Não consigo me lembrar de seis coisas em que você poderia mudar. Eu a amo do jeitinho que você é’. – Quando cheguei em casa naquela noite, sabem quem me recebeu à porta? Exatamente. Minha esposa! Estava quase chorando. Nem preciso dizer, fiquei extremamente contente POR NÃO TÊ-LA CRITICADO como ela me pedira. Muitas amigas dela, quando souberam, vieram me dizer: ‘Foi o gesto mais cortês que vi em toda minha vida’. – A partir dali compreendi o poder que tem a apreciação, o reconhecimento, o elogio e a NÃO CRÍTICA, mesmo quando a julgamos merecida.” Como você trata seus subordinados ou seus colegas? E sua família? - (matéria adaptada de um livro de Dale Carnegie)

Nenhum comentário:

Postar um comentário